segunda-feira, 25 de junho de 2007

Terrestres

  • Sampa mid-day - 1

    Fui duas vezes a São Paulo nos últimos 15 dias. Fiquei mais restrito à Zona Norte, local de nascimento de minha mulher e onde moram seus pais e irmãs. Gostei do que vi.

    > O Parque da Juventude, no local onde antes era o complexo do Carandiru, por exemplo. O parque é legal, amplo, tem bosques, muitas quadras, parquinho pras crianças. E vai ter uma escola (acho que Cefet), um pavilhão de exposições e um teatro. Uma das entradas fica ao lado do metrô Carandiru, mas ele se estende até o lado oposto do quarteirão, na Zaki Narchi.

    Ainda restam a Penitenciária do Estado, o presídio feminino e algumas outras unidades, não sei se vão ficar por ali. Mas o parque fez um rasgo de fora a fora no que antes era aquele complexo taciturno e cruel. Dos famosos pavilhões onde os heróicos pupilos de Tobias de Aguiar fizeram tiro ao alvo em presos rendidos, sobrou apenas um, que foi totalmente reformado e onde será a futura faculdade acima citada.

    Uma atração legal são os muros de vigilância. No meio do parque tem um bosque. No meio desse bosque tem umas estruturas de concreto, que seriam mais um presídio, abandonadas nos anos 90. Com um murão em volta. A mata tomou conta do pedaço. E agora, eles colocaram passarelas entre as estruturas. E escadas para subir nos muros, onde você pode andar pela canaleta de vigilância, apreciando o visual do topo das árvores.

    O parque tá bem vigiado, a segurança parece estar ok. Tem muitas quadras e uma pista de skate. Já ouvi críticas de que as quadras são ocupadas full time pelo povão do Cingapura ali do lado. É, meu bem, mas agora eles têm um local de lazer. Antes, qual era a opção? Nada, necas, nenhuma. E mesmo assim, todos se reúnem no local: os mano deixam que a classe média também se divirta em paz. E assim, todos fazem a vida na megalópole (um pouco) mais agradável. O povo do lado de cá do Tietê bem precisava de um espaço assim.

    >> Outro ponto a se destacar é a avenida Nova. Esse é o nome dado pelos locais à grande via que é uma ramificação da Ataliba Leonel e que vai até o metrô Tucuruvi, passando pela Parada Inglesa. Nunca consigo decorar o nome dessa bagaça, e acho que é por isso que ela ganhou nova denominação. Há coisa de 20 anos era um matão só; hoje, é mais uma efervescente avenida da supercap, sempre para cima, rumo ao desenvolvimento, ao crescimento e ... paremos por aqui. Mas está até legal. Tem alguns botecos transados onde dá pra tomar um chopp e uma cerva olhando o movimento. Tem pub, lanchonetes, farmácias, enfim, toda parafernália para não ter que cruzar as pontes sobre o rio rumo às zonas mais centrais e/ou badaladas. E é até razoável pra dar uma corrida de manhã, à tardinha ou mesmo à noite.

6 comentários:

  1. è meu caro brother...finalmente vc levantou essa sua bunda...ou melhor...sentou essa bunda e resolveu escrever....coisas aliás que vc faz muito bem...bom eu serei a empresária do futuro escritor..já irei providenciar a casinha ...aquela...da Ilha do Mel...para que vc possa escrever...nem que seja seu blog...na paz e ao barulho das ondas do mar...kkkk...bjo grande

    ResponderExcluir
  2. Valeu, maninha, pelas doces ;-/ palavras. Aquela casinha lá na praia do farol da Ilha do Mel realmente não seria nada mal...
    Meu caro Walter, grande mano das antigas, valeu! Dia desses vou te visitar no apêzinho do Guarujá.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Valeu Sergio. Descobri que esta história de blog é a opção que temos pra escrever aquilo que queremos. Principalmente pra nós, que só escrevemos os que os "clientes" querem. Abraços e continue.

    Cláudia

    ResponderExcluir
  4. É Cláudia, é bom poder escrever sobre tudo, em vez de explicar que o flange da válvula de aquecimento de asfalto está em processo de pré-parada....

    Valeu, abraço.

    ResponderExcluir
  5. Ei meu cadê a de hoje...já coloquei seu blog nos meus favoritos e abri hoje para ler mais uma aventura e cadê???? vamos ...vamos....estou sem nada pra ler...colabore com uma pobre coitada encostada no inss...
    bjo

    ResponderExcluir