quarta-feira, 23 de julho de 2008

Terrestres - papai noel sanguinário

( AP)
  • Esse vovô aí, um solitário e contemplativo papai noel, com espessa barba branca e olhos fixos, até nos choca. Queísso, onde estão com a cabeça ao prenderem esse senhor de respeito, que professa úteis conhecimentos sobre medicina naturalista, afinal, um benfeitor da nova era, uma mente preocupada com novos paradigmas de pensamento, que não se curva diante da fixação imediatista das modas consumistas. Pois bem, esse simpático velhinho é Karadzic, o açougueiro dos Bálcãs, aquele que cercou Saravejo e disse que a cidade não iria ter que contar seus mortos, mas sim os vivos. E que agora foi preso.

  • O jornalista e quadrinista Joe Sacco tem uma ótima HQ pra quem quer saber mais: “Área de Segurança Gorazde”. Nela tem uma cena hororosa, de quando os sérvios levam dezenas de mulheres e crianças pra uma ponte na Bósnia e cortam o pescoço de uma por uma e jogam no rio. Simples assim. O horror, igual ao de Darfur, Serra Leoa, Birmânia e, por que não dizer, Guantánamo? A dica do Joe está aí. O cara é porreta. Bom pra caramba na escrita e no visual. E agora mais atual que nunca.

  • Bom também é um conto dele, publicado aqui em uma edição “Comic Book: O Novo Quadrinho Americano”, chamado “Natal com Karadzic”, em que conta como ele e dois colegas jornalistas, um deles da BBC, conseguiram, em plena guerra, uma entrevista com o líder sérvio em plena comemoração de natal, numa bucólica igrejinha de interior, cercado por famílias cheias de mulheres e crianças e com neve por todo lado. É ou não é um papai noel de verdade?

Nenhum comentário:

Postar um comentário