terça-feira, 20 de abril de 2010

Uma questão de postura

Recebo mais uma vez matérias desqualificando o Lula na Financial Times, esse templo do liberalismo. E mais um monte falando de falcatruas e sujeiras do governo. Estou cansado de ficar respondendo o que eu acho. Que a questão é de POSTURA. Para evitar ficar falando a esmo, resolvi postar aqui uma resposta-padrão, tentando pelo menos incutir na cabeça de alguns que o que eles acham que veem não é bem o que veem, o que acreditam não é a "VERDADE". Que a questão é ter ou não ter orgulho e amor-próprio. Que é peitar os neoimperialistas. Segue minha virtual resposta a mais uma batelada dessas pseudoargumentações via e-mail:

Não se trata de honestidade. Porque se for enumerar as sujeiras, tenho uma lista enorme de merdas feitas por FHC, Serra, Covas e quetais. Só pra começar, o PSDB inventou o mensalão na época da emenda da reeleição. O Azeredo está aí que não me deixa mentir. E tem muita, mas muita sujeira deles. Então, não adianta ficar se fazendo de puro, de honesto. A diferença é que a Veja não estampa o Serra e as denúncias contra ele. Só faz essa caca que fez agora, cópia descarada da foto do Obama na Time, já o tendo como eleito. É claro, tem um monte denúncias sobre favorecimento da Abril, de que o Estado de SP compra milhares de exemplares deles SEM LICITAÇÃO, então eles têm que devolver a gentileza. E a Globo também, já que está sendo acusada de ter recebido um terreno grilado pelo Estado pra fazer sua "escola multimídia" no Brooklyn.

Mas não é nada disso. A questão é de postura frente o mundo. Tem é que peitar os EUA e a Europa, esta é a NOSSA relação com o mundo, não deles. Por que ninguém fala em cortar relações com a China, que NÃO é uma democracia? Por que a Grã-Bretanha e os EUA não fazem isso, já que são os paladinos da justiça no mundo? Porque não interessa a eles. Mas interessa a eles que a gente se dê mal com esse povo, pois assim eles mantêm o poder. Eles nunca estiveram nem aí pra gente. Mas agora, que somos uma economia em crescimento, crescem o olho. E já que agora a gente interessa a eles, então eles que ouçam o que a gente tem que falar.

O que a direita não sabe é conviver com a democracia. Hugo Chavez é fanfarrão? Sim, mas FOI ELEITO DEMOCRATICAMENTE DENTRO DAS REGRAS QUE A CONSTITUIÇÃO DELES PERMITE. Está mudando a constituição? MAS DENTRO DO QUE PERMITE A LEI. Foi o que fez FHC com a emenda da reeleição. E conseguiu, sob denúncias, mas enterrou todos os pedidos de abertura de CPI, e ninguém pediu um golpe de estado nele.

Aqui, a direitona se une com a Opus Dei no Instituto Millenium e ainda dá cadeira de honra ao Marcel Granier, da RCTV. Sabe quem é esse? É o cara que apoiou integralmente o GOLPE DE ESTADO na Venezuela, quando depuseram o Chavez em 2002. É isso que o Mainardi, o Jabor, o Az(ev)edo gostariam, de ACABAR COM A ESQUERDA (palvras do Jabor, não minhas). Esse Granier tinha que estar preso, pois o que fez foi um CRIME CONTRA A CONSTITUIÇÃO DO PAÍS. Mas não, ele vem pro Brasil e é tratado como herói pela Veja, pela Folha, pelo Estado, pela Globo, pelo PSDB, pelo DEM. Daí você quer argumentar? Quer dizer que esses caras são puros e geniais? Ah, não.

Isso foi o que começou  a acontecer em 64, quando a classe média, empurrada pela mídia (Estadão, Globo, Folha, principalmente), saiu às ruas pedindo por um golpe de estado. E foi o que deu: gente torturada, sumida, acabada. E tem gente que tem coragem de tachar quem pegou em armas de "terrorista". Ou seja, sua mulher grávida está sendo estuprada numa cela, seu filho, se não morreu, é sequestrado e dado para a mulher de um general imbecil qualquer, ela é jogada no mar, e o que se espera de você? O que se espera da sociedade? Que resista, que lute. E foi aquela merda toda. A questão aqui é evitar que se invente isso de novo. Estamos em um país democrático, somos um país de respeito e queremos ser respeitados. Mas a própria mídia joga contra. Está morrendo, é um suicídio, pois o que sobra é falta de confiança e raiva de quem está do "outro lado". O mais honesto seria declarar apoio, criticar em editoriais. Mas manter uma cobertura equilibrada. Mostrar também os podres do "seu" lado, e igualmente as coisas boas do "outro" lado. O que é insuportável é essa hipocrisia de se dizer "isento", "buscador da verdade", quando a realidade é pior do que pau de galinheiro. Mas acho que é pedir muito, pois quando se começa a MENTIR, isso mesmo, MENTIR em público, a coisa já passou do ponto de volta.

Mas fiquem frios, direitistas, se o Serra ganhar a eleição, a gente vai voltar a tirar os sapatos na presença dos gringos, vamos vender a Petrobras inteira, vamos permitir novamente a farra no sistema financeiro e vamos novamente nos ajoelhar. Afinal, é pra isso que a gente serve, né?

2 comentários:

  1. Como diria a Regina Duarte "eu tenho medo" mas meu medo é do Serra mesmo! vamos acabar vendendo tudo e entrando em guerra junto com os EUA!!
    Tb já estou cansada de responder o que eu penso aos que unicamente criticam a política de Lula...
    mas não canso de tentar entender os rumos de nosso mundinho.
    Adorei o seu blog, e sua visão política, assim como seus textos.
    sucesso!

    ResponderExcluir
  2. Esther, valeu pela visita. E é isso, a net é o novo campo onde as mídias tradicionais não podem mais censurar as marcha das ideias. Apareça sempre!

    ResponderExcluir